quarta-feira, 6 de abril de 2011

Celebridades

Parece picuinha minha, chateação, pulsação da mesma tecla essas coisas, mas não é. Eu não entendo por que as pessoas acham que os mais sábios, são mais sábios simplesmente por que eles pensam obviamente sobre as coisas que querem pensar. As pessoas acham que um cara vira monge e vai morar num lugar 99% natural por que ele é um grande sábio, por que ninguém mais que ele sabe que aquela vida que ele vive é a vida certa de se ter, por que ninguém mais no mundo deve fazer o que ele faz. Essa pessoa simplesmente é sábia por que ele respeita a vida, coloca-lo num pedestal divino por que nos sentimos incapazes de fazer a mesma coisa é burrice, não não é  muito pior que burrice, é maldade. Falar que uma pessoa é um grande sábio apenas por achar que o que ele fala é bonito e puro, e que outros mortais como relis não conseguem por natureza ter a mesma atitude. Isso é realmente verdade? Achar que um sábio é sábio por que ele faz o obvio e pensa o obvio é realmente um reconhecimento da sapiência de uma divindade? Será que pensar que eles simplesmente são sábios e esquecer como eles vivem o que fazem socialmente, dos perrengues que passam é o reconhecimento merecido (não para sábios como o Einstein, mas para um sábio como o Dalai Lama ou o Santo Antão do Deserto ou o Dominguinhos de 72 anos da caverna) para que eles se sintam dignos, eles como pessoas realmente sábias, devem nos achar um bando de pessoas incrédulas, covardes, insensatas e finalmente muito tristemente, pessoas sem coração, por meritar pessoas como nós, que pensam corretamente sobre a vivência humana, pessoas que não falam silogismos ou enigmas, mas que falam coisas reais e rigidamente requeridas, coisas que são fundamentais para a vivência humana.
Não é difícil pensar no amor, pensar na cordialidade, pensar no respeito mútuo, pensar no cuidar de nossas próprias vidas, pensar num mundo melhor e sustentável como diz a Petrobras, mesmo que a sustentabilidade não venha da mesma, pensar por si próprio num modo de amar como o próprio Jesus pensou, como o Bob Marley pensou, como o Gandhi lutou, mesmo diante das armas não fraquejar, não aceitar tais propostas tristes de subserviência, se manter forte para recusar mais uma vez as palavras mansas de quem quer nos fazer de novo escravos, sabe por que? Como Dalai Lama, temos o poder de mudar o mundo, temos o poder de reconstruir tudo de novo, temos o poder de plantar o amor e colher reconhecimentos, temos o poder de trabalhar juntos com muito mais força que qualquer usina nuclear, temos a força para não precisar mais oprimir nossos próprios irmãos, temos nas mãos os corações de nossos irmãos, só depende de nós esmagarmos ou colocarmos em local seguro.
Não vos deixei cair em tentação e que deus nos livre de todo mal.

Não peço para que olhem este escrito como um escrito religioso, mas sim como um escrito amoroso, não sou religioso, mas creio no amor, por favor, me ajude com esse problema, não me veja como um critico destrutivo, apenas estou pedindo para que lutem pelo amor a todos e principalmente agora pela terra, que respira ofegante por um alivio, não continue nos mantendo seres capitalistas, falo isso por que sei que irei morrer, mas gosto muito dos meus filhos, mesmo sem conhece-los, os adoro, sei que morreria por eles, queria poder sentir isso pelos irmãos também, será que isso é tão difícil assim? Será que sentir compaixão ou reconhecimento mesmo quando um de nós erra é tão difícil assim? Será que o Dalai Lama pensa o que sobre isso? E Jesus Cristo?

Vai saber né...

3 comentários:

  1. Marcos,ninguém é sábio porque se isola do mundo no alto de uma montanha,ou dentro de uma caverna.
    Sábio é o homem que consegue entender os erros,e as limitações de outros homens iguais a ele.

    Até Einstein sabia que suas descobertas eram na verdade a soma das descobertas de
    homens que o haviam precedido.

    Sim,nós temos o poder de mudar o mundo,mas só se começarmos pelo nosso mundo.
    Para que exista uma mudança externa tem que existir primeiramente uma mudança interna.
    Toda mudança nasce da consciência que temos sobre tudo,pricipalmente sobre nós mesmos.

    Gosto da palavra compaixão,ela iguala nossos sentimentos.
    Na compaixão sentimos amor pelo outro e não
    piedade.
    A compaixão permite que nos coloquemos no lugar dou outro,permite que a dor do outro doa em nós.

    Marcos, um mundo de amor,de fraternidade,de justiça é possível.
    Ele começa dentro de você,dentro de mim,dentro de cada um de nós.
    Basta querer isso de todo o coração.

    SAIBA QUE UM HOMEM NUNCA É SÓ UM HOMEM,um homem é um anjo,e suas asas são seus sonhos.

    ResponderExcluir
  2. Iaê Marquinhos aqui é Leandro se lembra??Lá de Itabuna uahsuaushu tudo bem com você irmão????
    Adiciona o msn pra gente trocar ideias cara.Ruach_Kadosh@hotmail.com.

    Seu pensamento é legal mas o mundo já era agora vivemos em um mundo que poucos nasceram para sorrir outros nasceram para chorar.

    Meu telefône brother,vivo:(27)96115237/tim:81435929

    ResponderExcluir
  3. Veja, Marcos... Essa visão de que um "sábio" é uma pessoa especial, separada das demais, de fato, não é nova. A palavra 'santo' (do latim 'sanctos') quer dizer separação -- separação esta que se originaria do contato com aquilo que é sagrado; um estado mais puro e original das coisas.
    Essa separação não é fácil e a virtude do sábio não está naquilo que é sagrado, no seu contato. O santo, creio eu, está sempre dividido e é essa luta de si consigo mesmo que o faz buscar a solidão, assim como é essa procura que origina, lá no íntimo das pessoas a admiração, pq reconhecem nesse tipo de homem a força.

    Amar e respeitar não é fácil! E se o é, é tanto mais por serem estes sentimentos superficiais e comuns a todos (e, nesse sentido, a compaixão reprime e machuca, sendo um desrespeito a si e ao outro -- à diferença). Impor em si esses sentimentos, no entanto, quando tudo for contrário é um ato de revolução e, mais uma vez, de si consigo mesmo. Nisso se encontra a grande força e arte de um ser humano que se impõe, que não vai para um lugar "99% natural" para fugir, mas pelo contrário para adquirir forças e continuar lutando por aquilo que lhe é valoroso.
    Daí, o encanto que tais sábios exercem sobre nós. Só cuidado com os "sábios" e, antes de tudo, desconfie deste comentário.

    ResponderExcluir

reflitam